terça-feira, 14 de abril de 2009

Para refletir: Diferença entre Design e Ciência.

Muitas pessoas confundem Design com Ciências. Outras, sequer imaginam que existem diferenças. Assim, resolvi postar uma pequena explicação que encontrei na net e que certamente ajudará a exclarecer e diferençar Design de Ciência.

“A diferença primordial entre design e ciência é que o pensamento do design lida primariamente com o que ainda não existe; enquanto cientistas lidam com a explicação do que já existe. Estes descobrem as leis que governam a realidade atual, enquanto para os designers o comum é inventar um futuro diferente. Logo, mesmo que ambos os jeitos de pensar sejam baseados em hipóteses, a hipótese do design difere da que é levantada pela ciência.” Jeanne liedka, Diretora Executiva do Instituto Batten, Escola Darden de Negócios - Universidade da Virginia “Strategy of Design” (2004)

“The most fundamental difference between [design and science] is that design thinking deals primarily with what does not yet exist; while scientists deal with explaining what is. That scientists discover the laws that govern today’s reality, while designers invent a different future is a common theme. Thus, while both methods of thinking are hypothesis-driven, the design hypothesis differs from the scientific hypothesis.”Jeanne liedka, Executive Director of the Batten Institute, University of Virginia Darden School of Business. “Strategy of Design” (2004) - Citado no site do Mestrado em Design, da Herron School of Art and Design.

Um comentário:

  1. Não concordo com esta explicação. Para a aplicação do Design antes de tudo é necessário muita pesquisa, aplicações, testes até a chegada do resultado. Para chegar a um projeto de produto, por exemplo, é necessário seguir metodologias, o que não difere tanto da Ciência. É claro que o objeto de estudo muda de área para área, mas se nesta é aplicada um sentido metodológico e experimental ela pode ser considerada ciência. Portanto, o Design é Ciência teórica e aplicada. MS.

    ResponderExcluir