Você se acha mais criativo quando está de bom ou de mau humor? Será que os irritadiços têm melhores ideias do que os tranquilos? Ou é preciso estar relaxado para que os insights apareçam? Os cientistas, é claro, têm uma resposta: um estudo publicado no Journal of Cognitive Neuroscience, do Massachusetts Institute of Technology, comprovou que os bem-humorados resolvem desafios com maior facilidade do que os rabugentos.
A pesquisa analisou as variações no humor e na personalidade de 79 pessoas enquanto elas tentavam solucionar problemas. Os alegres resolveram mais questões — e de modo mais inventivo — do que os emburrados. Na ressonância magnética realizada em 27 dos participantes, foi percebido que o humor altera o funcionamento do cérebro: quando estamos com alto astral, nossa atenção e nossos mecanismos de controle cognitivo aumentam a sensibilidade a insights criativos.
Agora você já sabe: se acordou com a pá virada, melhor nem tentar enfrentar aquele pepino que te espera no trabalho. Corra ao redor da quadra para liberar adrenalina, escute uma música empolgante, tome um bom café; qualquer técnica serve para ficar de bem com a vida — e libertar a criatividade.
Via Grupo A Editores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário